Quem nunca deu aquela passadinha nas Lojas Americanas antes de ir ao cinema? Ou trouxe escondido na bolsa aquele sacolão de pipoca? Muitos se sentem receosos em entrar com sacolas de mercado nas mãos, sem saber ao certo se pode ou não. Mas afinal, posso levar comida ao cinema?
Para responder essa pergunta é necessário primeiro entendermos o conceito de venda casada, que é ato proibido pelas leis consumeiristas e aborda precisamente a restrição da liberdade de escolha do consumidor. Ou seja, impor a compra de produtos específicos dentro do local, como alimentos e bebidas, é um exemplo clássico de venda casada. Embora possa parecer uma prática comum nas salas de cinema, não deixa de ser uma violação dos direitos do consumidor.
Ao ser impedido de trazer seus próprios alimentos e bebidas para o cinema, o consumidor se vê numa posição desconfortável. Além de ter que enfrentar preços muitas vezes inflacionados nos produtos vendidos internamente, também é confrontado com uma falta de liberdade de escolha. Essa restrição não apenas limita as opções do consumidor, mas também pode gerar ressentimento, além de um enorme constrangimento e diminuir a qualidade da experiência geral no cinema.
A liberdade de escolha do consumidor é um direito fundamental que deve ser respeitado em todas as esferas da vida comercial, incluindo as salas de cinema. A prática de venda casada, ao obrigar os consumidores a comprar exclusivamente produtos dentro das instalações, não apenas viola esse direito, mas também cria uma atmosfera de descontentamento entre os clientes.
Por fim, é hora de os cinemas repensarem suas políticas e reconhecerem que a verdadeira experiência cinematográfica não deve ser obscurecida por restrições desnecessárias à escolha do consumidor.
Caso isso ocorra com você, peça educadamente para que o(a) atendente chame o(a) gerente e questione à ele(a) se conhece o conceito de venda casada, porque agora você conhece! Caso não resolva, entre em contato conosco ou busque um advogado de sua confiança.
Escrito por:
Igor Mohr Casé
OAB/SC 60.516
Comments